terça-feira, 31 de janeiro de 2012

«Miró, "O Carnaval de Arlequim"», por Isabel Rosete

«Este quadro pertence a um período em que o “pintor surrealista”, segundo as palavras de Breton, utiliza novamente os assuntos das suas pinturas pormenoristas anteriores, procurando a sistematização de uma linguagem formal que culmina, precisamente, nesta obra.
Trata-se de um interior bem cheio no qual vários expoentes, anteriormente usados, tais como o galo, a enorme orelha e os olhos ligados a objectos inanimados, são combinados com outros elementos novos, nomeadamente: a escada – supostamente um símbolo pessoal de fuga – e o fragmento de um a partitura musical, para significar o som da guitarra, símbolo que se relaciona directamente com o interesse de Miró pela relação existente entre as coisas e a linguagem, entre o significado e o significante.
A partir desta obra, o artista abre o caminho para a pintura de sons, em simultâneo com os objectos visíveis. Símbolos privados e pessoais misturam-se, à semelhança do bigode de Pierrot com corpo em forma de guitarra. A linguagem de sinais de Miró desenvolve-se à medida que o pintor vai aperfeiçoando os seus símbolos pessoais, repetindo-os sempre em novas configurações, tentando deles extrair todas as nuances mágicas e poéticas.
Segundo alguns estudiosos da sua obra, os desenhos de Miró para esta pintura constituem o resultado de alucinações produzidas pela fome, de acordo com o dito no artigo do próprio autor, “Eu sonho com um estúdio grande”.
Embora esta composição apresente uma nova complexidade e leve ainda mais longe as suas distorções da forma, supõe-se que a sua inspiração se tenha movido pelo intuito de combinar a intenção de “catalogar” e o ambiente que o rodeava com a linguagem pictórica que até então desenvolvera. Ou seja: esta pintura apresenta-se como um catálogo da sua paisagem interior e não tanto como uma mera exemplificação simbólica da paisagem da Catalunha.
O cenário que nos é mostrado nesta tela é, sem dúvida, o seu próprio estúdio. Parece que as suas obras anteriores ganham ainda mais vida com este "Carnaval de Arlequim". O próprio Miró – o arquétipo do catalão, o Caçador, com o seu bigode, barba, cachimbo e chapéu – é representado como Arlequim.»
Isabel Rosete

3 comentários:

  1. onde encontro o artigo escrito por Miró desde quadro?

    ResponderEliminar
  2. Este artigo não é escrito por Miró, mas por mim. Portanto só o encontra aqui.

    ResponderEliminar
  3. Isabel Rosete boa noite meu nome é Alexandra ganhei um quadro Joan Miró e quero vender você pode me dizer algo sobre ele por favor

    ResponderEliminar